Maceió conta com protocolo de acolhimento às vítimas de assédio

Mariane Rodrigues

09/03/2023 18h03 - Atualizada em 09/03/2023 18h05

Gazetaweb

A Prefeitura de Maceió possui um protocolo de segurança para mulheres em bares, casas de shows, de eventos, casas noturnas, restaurantes e estabelecimentos similares na capital. O conjunto de medidas, denominada de "Maceió Sem Assédio", tem o objetivo de proteger mulher contra qualquer tipo de violência.

O protocolo adotado na capital alagoana prevê a orientação aos empresários, a fixação de avisos e painéis com orientações às mulheres que se sintam em situação de risco nos banheiros femininos e em demais locais visíveis a todos os clientes do estabelecimento.

O funcionário que recebe o treinamento para lidar com situações de violência contra a mulher é responsável para acompanhar as vítimas que se identificarem até um local seguro. A depender da situação, a uma delegacia de polícia. Já foram capacitados funcionários de mais de 100 estabelecimentos comerciais.

Capacitação

Os funcionários passam por uma capacitação, aprendendo técnicas humanizadas de acolhimento das mulheres. A orientação é para que, ao agir, a ação de proteção seja conduzida com absoluta discrição, disponibilizando à mulher todos os canais de comunicação para a efetiva promoção da defesa de seus direitos.

O Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres é o responsável pela política pública e instruções, oferecidas de maneira gratuita aos empresários parceiros do projeto. Quando esta fase for concluída, o estabelecimento recebe um selo de empresa atuante no enfrentamento à violência contra a mulher.