ESTADO ESTIMA QUE CARNAVAL SERÁ O MAIS SEGURO DOS ÚLTIMOS ANOS

Policiamento será reforçado na capital e em todas as cidades do interior; tropas começam a embarcar neste sábado

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 18/02/2023

Matéria atualizada em 18/02/2023 às 15h45

Alagoas terá reforço no policiamento para o Carnaval, tanto na capital quanto no interior do estado. Serão mais de 7 mil integrantes atuando para garantir a tranquilidade dos alagoanos durante todos os dias de folia. As tropas que vão atuar no interior embarcam neste sábado (18) e na segunda-feira (20). Serão realizados policiamento ostensivo em locais de festa, rondas em toda a faixa litorânea e lagunar, além de plantões nas delegacias e também das unidades de Polícia Científica. Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, o planejamento realizado vai garantir a cobertura total do estado. “É uma grande operação, que vai contemplar a capital e todos os municípios alagoanos. Assim como nas prévias, o planejamento foi um sucesso e tenho certeza que teremos um carnaval de paz e tranquilidade também”, destaca. Somente na Polícia Militar, serão empregados quase 5 mil homens. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) empregará cerca de 2.300 policiais militares em Maceió e em toda a Região Metropolitana, que vai da Barra de Santo Antônio à Barra de São Miguel. Já o Comando de Policiamento do Interior (CPI) disponibilizará um efetivo total de 2.645 policiais, que serão empregados em todos os municípios do interior. A Polícia Civil também terá o efetivo reforçado nos dias de folia, com 1.200 policiais, entre agentes de polícia, escrivães e delegados, atuando ao longo de todo o período carnavalesco. A confecção de boletins de ocorrência estarão acontecendo 24 horas, nos postos instalados em Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira, Piranhas e Coruripe. Estarão em funcionamento também 13 delegacias de plantão, a Central de Flagrantes e a Delegacia de Homicídios (DHPP). Já no interior do Estado, as 11 delegacias regionais estarão em funcionamento, porém, a Regional de Matriz de Camaragibe terá o serviço deslocado para Maragogi. A Regional de União dos Palmares funcionará em Murici e a Regional de Batalha terá os serviços cartorários feitos na unidade de Pão de Açúcar. Além disso, haverá duas Deplans em funcionamento na Barra de São Miguel e em São Miguel dos Milagres. Para o comandante geral da PM, coronel Paulo Amorim, com toda a estrutura que foi montada, a segurança dos foliões alagoanos e também dos turistas está garantida. “O povo alagoano tenha a certeza, assim como os turistas, que a Polícia Militar e a Polícia Civil, seguindo as diretrizes do secretário Flávio Saraiva, farão o carnaval mais seguro dos últimos anos no estado”, pontua.

BOMBEIROS

No que diz respeito ao Corpo de Bombeiros, serão cerca de 800 profissionais - distribuídos em todo o estado - empregados nos quatro dias de carnaval em Alagoas. O foco principal das equipes será nos pontos onde haverá maior concentração de pessoas em praias, lagoas e também no rio São Francisco. Em Maceió, haverá viaturas de resgate e salvamento, além de combate a incêndio, distribuídas em pontos estratégicos, tanto da parte alta quanto na parte baixa da cidade, para que o tempo-resposta de atendimento de eventuais ocorrências seja otimizado. Ao longo da faixa litorânea da capital e Região Metropolitana haverá efetivo reforçado nos postos de guarda-vidas. No interior, os Grupamentos também farão rondas e outras ações preventivas que contemplem balneários com grande fluxo de pessoas e nas cidades onde haverá blocos carnavalescos. O grupamento Aéreo da SSP também estará atuando em todo o carnaval, tanto em patrulhamentos preventivos na faixa litorânea e lagunar, como dando suporte às equipes policiais e de resgate e salvamento.

POLÍCIA CIENTÍFICA

Os papiloscopistas do Instituto de Identificação vão atuar em escala especial até a Quarta-feira de Cinzas, ficando em atividades restritas a exames de necropapiloscopia e solicitações de casos de urgências de fichas de identificação civil e de antecedentes criminais de todos os estados da Federação.

Já as equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) manterão as escalas normais de plantão para as demandas desse período.