“Ainda não há evidências de qual animal a Covid veio”, diz cientista

Bethânia Nunes

14/04/2023 15:12, atualizado 14/04/2023 15:12

Metrópoles

O ex-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), George Gao, afirmou, nesta sexta-feira (14/4), que ainda não há evidências de qual animal o coronavírus pode ter vindo. Gao era o chefe da agência de saúde quando o primeiro caso de Covid-19 foi notificado na cidade de Wuhan, no final de 2019. 

“Mesmo agora, as pessoas pensam que alguns animais são hospedeiros ou reservatórios. Para encurtar a história, não há evidências sobre de que animais o vírus veio”, disse durante um congresso, em Londres, sobre estratégias de preparação para enfrentar futuras pandemias. 

Sem respostas

Mais de três anos após o surgimento dos primeiros casos de Covid, a origem da pandemia continua sem respostas. Embora o governo chinês afirme que contribuiu com as investigações, as autoridades de saúde internacionais mantêm críticas sobre barreiras impostas à divulgação de dados.

A diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou em coletiva de imprensa realizada em 6 de abril que todas as hipóteses para as origens do coronavírus permanecem sobre a mesa e não descartou a possibilidade de que o vírus teria se espalhado desde um laboratório de alta segurança para o estudo de patógenos.

A representante da OMS pediu que cientistas compartilhem todas as informações conhecidas para que a origem da pandemia seja encontrada, o que contribuíra para a criação de estratégias de prevenção para futuras pandemias. (Com informações da agência Reuters