Dois golfinhos morrem de gripe aviária no Reino Unido

Yasmin Gurgel

17/03/2023 16:45, atualizado 17/03/2023 16:45

Metrópoles

Pela primeira vez, dois golfinhos foram infectados com o vírus H5N1, responsável pela gripe aviária, e morreram no Reino Unido. O caso foi anunciado pelo governo britânico nesta semana.

Os animais foram encontrados em locais distintos em fevereiro. Outros 22 mamíferos no Reino Unido já haviam sido identificados com a doença, como raposas, lontras e focas cinzentas.

A hipótese mais aceitável pelo governo, até aqui, é de que esses animais tenham consumido aves mortas infectadas com o vírus H5N1.

Apesar do vírus ainda não ser capaz de se espalhar entre humanos, os cientistas ainda não conseguiram confirmar se ele pode ser transmitido entre mamíferos. Em pronunciamento recente, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, alertou para a letalidade da gripe aviária e orientou as pessoas a não tocarem em animais selvagens mortos ou doentes.

“O recente alastramento para mamíferos precisa ser monitorado de perto. No momento, a OMS avalia o risco para humanos como baixo mas não podemos presumir que esse continuará sendo o caso, e devemos nos preparar para qualquer mudança no status quo”, pontuou Adhanom, durante coletiva realizada em 8 de fevereiro.